Farmácia
Acadêmicos: Thaisa Aparecida
Marcos Vinicius
Marília Alves
Mirelly Ferreira
Frederico Cardoso
Farmácia Noturno.
23/04/2013
Etapas de Armazenamento
Recebimento de medicamentos
Ato de examinar e conferir os medicamentos de forma detalhada, observando de acordo comas características de cada produto, seu estado de conservação e conferindo as quantidades conforme a solicitação e documentação.
Estocagem ou guarda
Ato de arrumar os medicamentos em certa área definida de forma organizada, para o maior aproveitamento possível de espaço e dentro de parâmetros que permitam segurança e rapidez.
Segurança
Capacidade de manter o material de forma que estejam protegidos contra danos físicos, furtos e roubos.
Conservação
Capacidade de manter as características físico-químicas dos medicamentos durante o período de estocagem.
Controle de estoque
Ato de monitorar a movimentação física dos produtos (entrada, saída e estoque).
Entrega
“Os medicamentos devem ser entregues de acordo com a necessidade do solicitante, garantindo adequadas condições de transporte, rastreabilidade do produto e a preservação da identificação até o consumidor final”
Estabilidade dos medicamentos
Todo medicamento sofre alterações. São variáveis que podem ser refletidas ou não. O que leva à perda total ou parcial de sua atividade, ou podem formar outros produtos, cuja toxicidade pode ser mais elevada do que a do produto original. Estabilidade é o período pelo qual os medicamentos mantém suas características físicas, químicas e farmacológicas, dentro dos limites estabelecidos, desde o processo de fabricação até o período de vida útil.
Classificação da estabilidade
A estabilidade, segundo Defilippe (1985) pode ser classificada em: química, física, microbiológica, terapêutica e toxicológica.
Química
Cada substância ativa, do medicamento, deverá manter sua integridade