farmácia hospitalar
CENTRO DE CIÊNCIAS DA VIDA
FACULDADE DE FARMÁCIA
FERNANDA JUNCAL VITÓRIA MAIA
PORTFÓLIO DE FARMÁCIA HOSPITALAR
CAMPINAS
2014
FERNANDA JUNCAL VITÓRIA MAIA
PORTFÓLIO DE FARMACIA HOSPITALAR
PUC-CAMPINAS
2014
Sumário
Sumário 4
REDE DE SAÚDE 5
LINHA DE CUIDADO 7
LINHA DO CUIDADO DO HIPERTENSO: 8
ESTRUTURA DA FARMÁCIA HOSPITALAR 9
ORGANOGRAMA DO HOSPITAL 10
LEGISLAÇÃO 11
FLUXOGRAMA 13
GESTÃO DE ESTOQUES – LOGISTICA. 14
CURVA ABC 16 16
SELEÇÃO DE MEDICAMENTOS 17
FLUXOGRAMA 18
DISPENSAÇÃO DE MEDICAMENTOS E MATERIAIS 19
CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR 21
REDE DE SAÚDE
A definição de rede, em geral, significa união, interligação, em que se há falha em algum local da mesma, o sistema como um todo perde sua funcionalidade já que cada área deve resolver seus níveis de gravidade e permitir a integralidade, atenção continua com qualidade, responsabilidade e humanização. É um arranjo que visa colocar as qualidades da assistência em que uma alimente a qualidade da outra, sendo assim, uma é tão importante quanto à outra para ser resolutivo.
Para atingir o objetivo da atenção a saúde adota-se três áreas de aplicação que são: cuidados primários, atenção especializada (ambulatorial e hospitalar) e cuidados de urgência e emergência. No entanto, o sistema de saúde se organiza fragmentado. Ao invés de pontos de atenção, como hospitais, ambulatórios, etc., com comunicação fluida entre eles, há esses mesmos estabelecimentos trabalhando sozinhos. O cidadão de acordo com sua situação de saúde, ou de sua gravidade, muitas vezes erra em qual local deve ir para ter a atenção devida. Por conta disso, é importante a intercomunicação entre as unidades para encaminhamento desses pacientes.
A rede de saúde é composta por hospitais, unidades básicas de saúde, pronto atendimentos e ambulatórios. Os hospitais atendem os casos