Farmacêutica
1. RESPONSÁVEL:
1.1 Farmacêutico
1.2 Funcionários
2 OBJETIVO: Normatizar o funcionamento da farmácia de forma a manter regras de boas práticas de aquisição, armazenamento e dispensação dos medicamentos e produtos comercializados.
3 MATERIAIS NECESSÁRIOS:
Medicamentos
4 PROCEDIMENTO:
4.2 Após a conferência os produtos são encaminhados para a área de armazenamento, onde são dispostos em prateleira de aço, afastados 0,30 cm do chão sendo que nenhum produto fique em contato direto com as paredes.
4.3 Os medicamentos são dispostos em ordem alfabética nas prateleiras, separados dos cosméticos, perfumaria, produtos de higiene pessoal
4.4 Na área de armazenamento a ventilação é natural, a iluminação é artificial com lâmpadas fluorescentes, não incidindo luz solar sobre os produtos.
4.5 O piso é cerâmico e as paredes são revestidas com tinta plástica de cor branca.
4.6 A limpeza das prateleiras é realizada semanalmente e a validade dos produtos é verificada mensalmente.
4.7 Aos medicamentos termolábeis, deve ser evitado ao máximo a exposição a qualquer tipo de luz, evitar exposição direta ao solo e também não permitir o congelamento desses produtos, pois alguns perdem suas atividades farmacológicas.
4.8 Medicamentos violados ou suspeitos de qualquer contaminação devem ser retirados dos estoques comercializáveis, identificados e segregados em área totalmente separada, de forma a não serem vendidos por engano e nem contaminarem outras mercadorias;
4.9 Os produtos com prazo de validade vencido ou com avarias: Com avaria poderão ser devolvidos ao fornecedor (fabricante ou laboratório), através de nota fiscal de devolução com os dizeres “mercadoria avariada”, visando a troca da mercadoria.
4.10 Os medicamentos não sujeitos a controle especial serão recolhidos sem as embalagens secundárias (caixas de papelão, bulas etc.) por uma empresa especializada seguindo as normas do PGRSS.