Eletricidade Básica para Computadores
Dicas - Eletricidade Básica para Computadores
ELETRICIDADE BÁSICA PARA COMPUTADORES
Um pouco de história
A origem da palavra electricidade (pt) ou eletricidade (pt-br) é de Tales de Mileto, quando na Grécia antiga observou que ao esfregar um pedaço de âmbar na pele de um carneiro, este tinha a capacidade de atrair pequenos pedaços de palha, somente em 1600 o físico e medico inglês William Gilbert publica o livro De Magnete, Magneticisque Corporibus, et de Magno Magnete Tellure sobre os ímãs, os corpos magnéticos e o grande imã terrestre, em seu livro, ele também estudou eletricidade estática usando âmbar; em grego, âmbar é chamado eléktron (ἤλεκτρον), então, Gilbert decidiu chamar isso de eletricidade e pronto.
O âmbar é uma resina fóssil sendo muito usado para a manufatura de objetos ornamentais.
Sabe-se que as árvores (principalmente os pinheiros) cuja resina se transformou em âmbar viveram há milhões de anos em regiões de clima temperado. Nas zonas cujo clima era tropical, o âmbar foi formado por plantas leguminosas.
Especula-se que objetos encontrados no Iraque, datados de 250 AC, seriam usados como uma forma de bateria.
Entendendo isso
“A electricidade se origina da interação de certos tipos de partículas sub-atômicas. A partícula mais leve que leva carga eléctrica é o eléctron, que assim como a partícula de carga eléctrica inversa à do eléctron , o próton, transporta a unidade fundamental de carga (1,60217646x10 − 19C), cargas eléctricas de valor menor são tidas como inexistentes em subpartículas atômicas como os quarks.” (http://pt.wikipedia.org/wiki/Eletricidade)
Para entender isso tudo vamos começar com o Potencial elétrico que é a capacidade que um corpo energizado tem de realizar trabalho, ou seja, atrair ou repelir outras cargas elétricas, o maior potencial elétrico que existe é a terra com o valor zero. A brincadeira começa quando aproximamos dois corpos de