Farmacologia 2º bimestre
1- Uma mulher de 38 anos de idade apresentou as seguintes alterações em um exame de rotina:
T4 - livre = Diminuído
T4 – total= Normal
T3 - livre = Normal
T3 – total= Normal
TSH = Aumentado
Qual o provável diagnóstico do paciente? Justifique sua resposta.
Hipoteireoidismo, pois T4 está diminuído.
Como pode ser explicado T4 estar baixo se tem muito TSH?
É um sinal de que a glândula não está funcionando bem, pois mesmo estimulada, ela não consegue responder, produzindo pouco T4. Então se T4 está diminuído e TSH aumentado é sinal de que a glândula não está funcionando corretamente.
2- MCPS, agricultora da cidade de Brazlândia-DF, relata que sente ardência ao urinar, e essa sensação diminui quando bebe mais água, mas sempre a incomoda. No EAS foram encontradas, nitrito positivo, numerosos piócitos e hemácias. O médico acredita se tratar de um caso de cistite. Descreva o que leva ao aparecimento destes componentes no EAS com seu respectivo valor diagnóstico e quais dados permitiram diferenciar este quadro de uma pielonefrite:
A presença de NITRITO indica infecção bacteriana, mas também pode haver infecção bacteriana sem nitrito, mas se tiver NITRITO já sabemos que há infecção bacteriana.
Os achados foram:
NITRITO, que é indicativo de infecção bacteriana (o normal no ser humano é ter NITRATO, quando há NITRITO é porque o NITRATO foi reduzido e essa infecção acontece por bactérias);
HEMÁCIAS, porque tem lesão;
LEUCÓCITOS OU PIÓCITOS: porque há uma resposta a lesão, nesse caso é uma resposta a infecção.
Leucócito e piócitos são as respostas à agressão, nesse caso, uma lesão por um agente infeccioso.
O que tem na pielonefrite que não tem na cistite?
Na cistite não tem achados de lesão renal, tais como cilindros e proteína na urina.
3-Maria Aristofilia Estrondosa, Sexo F, Idade 17 anos. Diagnosticada com Hipotireoidismo, há um ano foi a consulta endocrinológica. Após exames, foi iniciada terapia medicamentosa. Com