Como funciona a patologia
Estresse - ele pode ser mais competitivo do que você
Categoria : Família e Sociedade
Publicado por Mariuza Pregnolato [mariuza] em 30/7/07
Entenda como funciona essa patologia inicialmente invisível, porém altamente limitante depois de instalada. Se você deseja evitar o estresse profissional, é importante entender como funciona essa patologia, já que o ambiente de trabalho é, às vezes, somente o cenário em que ela se manifesta e não, necessariamente, a origem de sua instalação. O estresse está intimamente ligado à maneira como a pessoa se relaciona com o meio ambiente e com suas expectativas a respeito de si mesmo. Por isso, manifesta-se de modo diferente para cada pessoa. O que é um fator estressante para um indivíduo pode ser fonte de prazer para outro e vice-versa, dependendo de suas características pessoais e das situações que enfrenta. O estresse é, em princípio, uma resposta natural do organismo, que busca adaptar-se diante de uma situação nova.
As reações fisiológicas provocadas pela situação de estresse são benéficas, pois objetivam preparar a pessoa para o enfrentamento adequado de possíveis ameaças detectadas pelo organismo.
Tornam-se um problema, porém, quando são acionadas de modo contínuo, impedindo o retorno à normalidade. Como as demandas do mundo moderno têm levado as pessoas a uma avaliação equivocada de seus próprios limites, o termo estresse passou a ser utilizado sempre com uma conotação negativa. Para entender melhor o seu funcionamento, podemos classificar o estresse em três fases:
Fase aguda: É a fase inicial em que o organismo, anteriormente em equilíbrio, detecta uma situação ameaçadora e se defende aumentando o colesterol e a glicose no sangue (mais energia), liberando muita adrenalina (estado de alerta), dilatando as pupilas (melhora a visão), acelerando a freqüência respiratória (mais oxigênio no sangue), etc. A pessoa obtém, assim, melhores condições para
avaliar