farmaco
Alterações do gene GH1
O gene GH1, que codifica o hormônio do crescimento, esta localizado em um agrupamento na região cromossômica 17q22-24. Este agrupamento tem cinco genes semelhantes dispostos na seguinte ordem 5’ -3’: GH1, CSHP1, CSH1, GH2 e CSH2. Os genes CSH1 e CSH2 são responsáveis pela codificação do peptidio lactogenio placentário, semelhante estruturalmente ao GH, mas produzido no tecido placentário. O GH2 é uma variante do GH1 também expresso no tecido placentário e o CSHP1 é um pseudogene. O GH1 é responsável pela codificação de uma proteína constituída por uma cadeia única de 191 aminoácidos, com massa molecular de 22KD, que corresponde aproximadamente a 90% do conteúdo hipofisário produzido por este agrupamento.
As formas familiares de IGHD são raras, a herança genética obedece a um padrão mendeliano e são classificadas em tipo IA, IB, II e III.
O tipo IA com registro no catalago de doenças hereditárias mendelian inheritance in man (MIM ID# 262400) é decorrente de uma macrodeleção do gene GH1, de padrão de herança autossômica recessiva, e resulta na alsencia completa de GH. Consequentemente, as manifestações clinicas estão presente desde o nascimento. É observado o comprimento ao nascimento abaixo do esperado para a idade gestacional, microcraniana e hipoglicemia neonatal. Na juventude, a velocidade de crescimento é baixa e ocorre atraso de desenvolvimento motor. A formação de anticorpos anti-GH é peculiar nestes pacientes. Em alguns casos é possível observar a redução da velocidade do crescimento após o inicio de tratamento com GH sintético em decorrência da formação de anticorpos contra o GH, mesmo quando iniciado em doses mais baixas. Apesar de não ocorrer em todos os pacientes, a formação desses anticorpos é particular do tipo IA.
O tipo IB (MIM ID# 612781), também de padrão de herança autossômica recessiva, é decorrente de mutação nos sítios de splicing