Farmacia
PRÓ-REITORIA ACADÊMICA
CURSO DE FARMÁCIA
Resumo: Agentes Cardiovasculares,Diuréticos e Anti-histamínicos.
Ingrid Costa
NITEROI
2012
Agentes cardiovasculares:
São fármacos que atuam no Sistema Cardiovascular, divididos em:
Glicosídeos cardíacos
Antianginosos
Antiarrítmicos.
Glicosídeos Cardíacos:
Consistem na combinação de uma aglicona ou genina a um ou quatro açúcares.
A aglicona é a porção farmacologicamente ativa dos glicosídeos.
Os açúcares modificam a hidrossolubilidade e lipossolubilidade da molécula de glicosídeo e, portanto,afetam a sua potência e duração de ação.
Os glicosídeos são obtidos das folhas secas de planta, Digitalis purpurea (digitoxina) ou digitalis lanata ( digitoxina ,digoxina), e das sementes de Strophanthus gratus, e por isso ,o termo digital é quase sempre utilizado para referir-se a todo o grupo de glicosídeos cardíacos.
A digoxina é o glicosídeo digitálico mais comumente utilizado.
A biodisponibilidade varia amplamente de acordo com as diferentes preparações comerciais de digoxina;a absorção intestinal do fármaco pode ser de apenas 40%.
Em condições normais ,a meia vida sérica é de cerca de 36 horas ;entretanto, aumenta significativamente na presença de comprometimento da função renal.
A digoxina é bem absorvida (90-100%) pelo trato gastrointestinal e não apresenta a biodisponibilidade variável da digoxina.
A meia -vida sérica de digitoxina é de 5-7 dias.
É metabolizada pelo fígado; o seu metabolismo é acelerado por fármacos que aumentam a atividade das enzimas microssomais hepáticas,como fenobarbital e fenitoína.
Em oposição à digoxina,cerca de 97% da digitoxina estão ligados à albumina plasmática.
Efeitos farmacológicos:
Considerações gerais
A propriedade mais importante dos glicosídeos cardíacos reside no seu efeito inotrópico positivo,isto é ,na sua capacidade de aumentar a força de