Farmacia
O termo Atenção Farmacêutica foi definido pela primeira vez em 1980
(...) O componente medicamento é estruturado para fornecer um padrão aceitável de atenção farmacêutica para pacientes ambulatoriais e internados. atenção farmacêutica inclui a definição das necessidades farmacoterápicas do indivíduo e o fornecimento não apenas dos medicamentos necessários, mas também os serviços para garantir uma terapia segura e efetiva. Incluindo mecanismos de controle que facilitem a continuidade da assistência. (Brodie et al).
Nos últimos anos, a atenção farmacêutica ganhou relevância nas discussões acerca da gestão do SUS à medida que os gestores perceberam a demanda crescente de recursos alocados para a aquisição de medicamentos e a relação com a qualidade dos serviços de saúde. A criação de uma Política Nacional de Medicamentos (PNM), datada de 1998, fortaleceu os princípios e diretrizes constitucionais do SUS, garantindo segurança, eficácia, qualidade dos medicamentos, promoção do uso racional e o acesso da população àqueles considerados essenciais.
O ponto principal da AF é a adoção de uma política de uso racional de medicamentos, com a implantação e utilização de relações e formulários que consolidam a prática da prescrição segura e eficaz. Nesse contexto, o papel fundamental do farmacêutico é não somente, coordenar o programa de assistência farmacêutica, mas também, envolver outros profissionais da saúde visando sempre o bem-estar do paciente.
OBJETIVO
Adquirir maior conhecimento sobre