farmacia
01. Um alcoolista foi submetido a um procedimento cirúrgico. Durante o procedimento, o mesmo começou a “sair” da anestesia, e a dose do anestésico geral teve que ser aumentada. Sabendo-se que o álcool utilizado cronicamente é indutor enzimático, explique porque isso ocorreu.
02. Um indivíduo chega ao hospital intoxicado por fenobarbital (fármaco ácido). Uma das medidas adotadas pelo clínico foi a alcalinização da urina do paciente. Explique porque este procedimento foi adotado. 03. Um paciente em idade adulta começa a utilizar diazepam para o tratamento da ansiedade. Com o passar dos anos, esse paciente torna-se idoso e, nessa condição o paciente começa a demonstrar sinais/sintomas de intoxicação pelo diazepam. Explique a provável causa que esteja provocando essa intoxicação. 04. Um paciente que faz uso contínuo de um fármaco considerado um indutor enzimático (fenobarbital) precisou fazer uso de um antibiótico oral (esse antibiótico, quando metabolizado pelas enzimas microssomais produz metabólitos inativos). O que pode acontecer com o efeito do antibiótico nesta situação? Qual deve ser o procedimento em relação à dose da medicação?
05. P.D.G. ao pegar seu plantão começou a apresentar cólica e dores de cabeça, como o hospital estava muito movimentado, não conseguiu sair de seu local de atendimento. Para amenizar as dores pegou uma ampola de dipirona e fez uso do fármaco por via oral. Com base nas definições de farmacocinética, responda: a. o que pode acontecer?
b. com relação aos esquemas posológicos, ligação às proteínas plasmáticas, metabolização e excreção do fármaco o que pode estar ocorrendo?
06. A ligação a proteínas acelera ou lentifica a distribuição da droga para os locais de ação?
07. As drogas são distribuídas igualmente por todo o corpo? Justifique sua resposta.
08. Quais são os estágios que um medicamento passa no processo de farmacocinética?
09. Quais são as implicações para eliminação de drogas do