Farmacia
(23 crom. "X" ou 23 crom. "Y").
A união delas (gametas) recomporá o número cromossômico, formando um novo ser com características genéticas resultantes desta mistura (46 crom.XX na mulher ou 46 crom. XY no homem).
É este o grande fenômeno biológico que permite que as pessoas sejam diferentes.
Para que o espermatozoide fertilize um óvulo, ele precisa de uma série de propriedades: formato adequado (oval), movimentos direcionados, reconhecer e aderir ao óvulo e, posteriormente, penetrar no seu interior para fertilizá-lo. É fácil entender que o potencial de fertilização depende da integração de todas estas propriedades, que contribuem para sua competência.
A cabeça do espermatozoide contém o DNA que, quando combinado ao DNA do óvulo, cria um novo será parte intermediária contém a mitocôndria que provê a energia que a cauda precisa para se mover. A cauda se movimenta de um lado para outro, conduzindo o espermatozoide em direção ao óvulo. O espermatozoide precisa atingir o útero e as trompas de falópio para fecundar o óvulo.
ESPERMOGRAMA NORMAL (Nova classificação OMS 2010)
Volume ≥ 1,5 ml a 5 ml
PH (Acidez) > 7,2 –8
Motilidade A+B = 32%
A+B+C≥ 40
Morfologia KRUGER = 4%
Vitalidade ≥ 58%
Concentração Superior a 15 MILHÕES
Concentração/ml ≥ 15 x 106 /ml
Concentração/ejaculado ≥ 39 x 106 /ml/ejac
As principais características do sêmen são: concentração, motilidade, morfologia (Kruger), ph, volume, vitalidade, viscosidade. A concentração deve ser igual ou superior a 15 milhões. A motilidade analisa 4 tipos de movimentos divididos em 4 grupos nomeados de A, B, C e DO Grupo A (progressivo linear rápido) é considerado o melhor por ter a maior chance de fertilizar o óvulo e deve estar presente na proporção de 25% da concentração total. O Grupo B (progressivo linear lento ou não linear) devem ser maior ou igual a 32%. O Grupo C