Apollo 13
Motivação, em sua conceituação literal é uma espécie de energia psicológica ou tensão que põe em movimento o organismo humano Também pode ser definida como a disposição de um indivíduo para fazer alguma coisa que ao mesmo tempo seria condicionada pela capacidade dessa ação trazer a satisfação de uma necessidade desse indivíduo. Esta necessidade seria uma deficiência física ou psicológica que torna certa ação atraente. Assim, as pessoas motivadas desempenham melhor suas tarefas do que as desmotivadas.
A partir desta definição podemos compreender que uma necessidade não satisfeita gera tensão, o que estimula a vontade do indivíduo. Esta vontade desencadeia uma busca de metas específicas que, uma vez alcançadas, terão como conseqüências a satisfação da necessidade e a redução da tensão. Assim, a motivação de um trabalhador é momentânea, necessitando de outros desafios.
Existem diversas teorias que explicam a motivação dos colaboradores de uma empresa. Entre elas estão as cinco necessidades dos seres humanos de Maslow: fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e de auto realização. De acordo com esta teoria, a medida que cada necessidade é atendida a próxima se torna dominante, sendo que o indivíduo move-se das necessidades fisiológicas em direção as necessidades de auto realização, seguindo a ordem das necessidades propostas acima. Desta forma, do ponto de vista da motivação, esta teoria sugere que, apesar de nenhuma dessas necessidades sejam satisfeitas totalmente, uma necessidade substancialmente satisfeita extingue a motivação.
Já a teoria X e teoria Y, propôs idéias como decisões participativas, tarefas desafiadoras que necessitam de alto nível de responsabilidade e bom relacionamento em grupo para potencializar a motivação dos funcionários
Analisando teorias contemporâneas, podemos citar outra teoria de necessidades de que afirma que os homens tem três necessidades básicas no trabalho.
• Necessidade de