farmacia
No Sistema Único de Saúde, a atuação da Auditoria é voltada para o plano assistencial, na análise de fichas e prontuários, gestões de sistema na análise de indicadores e programação, englobando a parte financeira/contábil e patrimonial, que incluem os convênios.
Nos planos e seguros de saúde o médico atua como orientador, interpretando normas acordadas nos contratos, ordenador, conhecendo os direitos e deveres para autorização de procedimentos a serem realizados, fiscalizador, verificando a finalidade e a indicação dos procedimentos, controlador evitando desperdício e mantendo a qualidade da assistência, como também respeitando os direitos do paciente.
Existem outras colocações para a atuação da Auditoria Médica, classificando-a como Preventiva, Corretiva e Gerencial, porém exercendo a mesma função de perícia, operacional e avaliação do Serviço de Saúde. A Lei Nº 9.656/98 regulamenta os planos, seguros de saúde e resoluções que dispõem de serviços no plano ambulatorial e hospitalar.
Na análise de contas médicas, a atuação da Auditoria está voltada para verificação de códigos solicitados, autorizados ou não, corrigindo eventuais distorções, evitando cobrança incorreta e a consequente glosa.
O auditor tem como atribuição subsidiar os setores de análise com informações relevantes para o correto pagamento das contas e ser um elemento de ligação entre os usuários e a empresa patrocinadora do evento, agilizando a parte técnica e dando suporte administrativo.
O auditor em qualquer área de atuação contribui para a empresa pública ou privada, no sentido de promover e manter a saúde do usuário.
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado
http://www.portaleducacao.com.br/enfermagem/artigos/36360/niveis-de-atuacao-da-auditoria-medica#ixzz2vrazQzlg