Contabilidade
Para as Empresas a Equação Patrimonial representa a relação entre Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido. Esta equação contábil mostra o que a empresa possui (ATIVO) e informa como foi adquirido, se com recursos tomados emprestados de terceiros (PASSIVO) ou por capitais que os proprietários investiram e, também, aqueles que acumularam através de lucros (PATRIMÔNIO LÍQUIDO).
O Balanço é uma forma de apresentar a Equação Patrimonial. Ele mostra o equilíbrio que deve haver entre o Ativo - dinheiro no caixa e bancos, créditos a receber diversos, estoques e o permanente - e as suas fontes de recursos representadas pelo Passivo e Patrimônio Líquido. O Passivo diz respeito a Créditos de Fornecedores, Empréstimos e outras Contas a Pagar. O Patrimônio Líquido é a soma do capital do proprietário.
Assim, todas as empresas são organismos compostos por capitais de proprietários (PRÓPIOS) e de financiadores (TERCEIROS). Este "mix" de recursos é utilizado no ciclo operacional do negócio, constituindo os mais diversos Ativos, com o objetivo de maximizar a riqueza dos proprietários.
O Grau de Liquidez do Ativo e do Passivo
Na prática o administrador precisa acelerar o giro de suas atividades operacionais. Para atrair e conservar clientes deve conceder Créditos, mas, tem que ficar atento, pois seus estoques estarão se transformando em Contas a Receber. Estes recebíveis são importantes, mas, precisam ser convertidos em caixa rapidamente, não prejudicando a liquidez do negócio.
O Estoque precisa ser dimensionado e ter o seu giro agilizado para minimizar a necessidade de recursos necessários para financiá-lo. Porem, a empresa deve manter estoques suficientes para atender demanda, sob pena de perder negócios. Saber determinar qual o nível ótimo de estoque reconciliará estes dois objetivos conflitantes.
As Contas a Pagar, também, influem fortemente na equação Patrimonial. É necessário conhecer seus volumes e prazos de vencimentos para saber se a empresa