farmacia
O tema é algo presente, é a explicação de alguns, para os altos preços, má distribuição de renda, altas tarifas, desemprego. Todavia uma pequena parcela da população sabe ao certo o que é a inflação, seus efeitos, suas causas e sua origem.
Para a grande massa da população, principalmente a brasileira, que é pouco instruída, é mistério o porquê dos preços dos principais produtos consumidos pela família brasileira aumentarem ou diminuírem, não sabem o motivo pelo qual mesmo o salário mínimo aumentando, parece nunca mostrar uma real mudança no padrão de vida dessas pessoas que recebem o salário mínimo.
O presente trabalho busca explicitar e estudar o conceito de inflação, mostrar quais tipo de inflação existem e as formas de combate a essa e ao desemprego.
2 - DESENVOLVIMENTO
2.1 - Conceito
Entende-se como inflação como inflação o aumento persistente dos preços do mercado por um período de tempo, não sendo o aumento dos preços devido somente ao aumento da procura.
Entre as consequências que ela pode trazer, a desvalorização da moeda, o aumento dos preços, o desemprego, assolamento das classes baixas por não conseguir sustentar a situação econômica, agrava o efeito da má distribuição de renda, em que assalariados não conseguem acompanhar os preços.
2.2 – Tipos de inflação
Dentre os tipos de inflação destacam-se três tipos:
Inflação de demanda: Ocorre quando, por algum motivo, elevam-se os preços de determinadas mercadorias, normalmente, com esse fato os consumidores disputaram uma quantidade pequena dessas determinadas mercadorias. Geralmente, diante de tal situação, o empresário aumenta os preços, pois está disposto a vender para aquele que está disposto a pagar mais.
Inflação de custos: É o tipo de inflação que ocorre quando a demanda está estável, porém, algo faz com que os custos da produção aumentem. Esse aumento pode ocorrer por diversos fatores, tais como: aumento nos salários, encarecimento em fontes de