Farmacia
DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA
DISCIPLINA: DISFONIAS FUNCIONAIS E ORGANOFUNCIONAIS
DISCENTE_________________________________________ DATA ____/____/____
ESTUDO DIRIGIDO
I - Entrevista-Anamnese
Caros alunos, estamos começando a utilizar a ferramenta Moodle como recurso didático. Você deve responder às perguntas abaixo e postar suas respostas até terça-feira, dia 04-06-2013. As perguntas foram elaboradas com base no texto "Avaliação (na visão e no ouvido do Fonoaudiólogo: saber o que se procura para entender o que se acha", de Ferreira et al (1994). O texto, de leitura simples, permite uma compreensão mais ampla do sentido da avaliação vocal, a anamnese/entrevista nela contida.
1. Na entrevista, o terapeuta deve compreender o porquê de cada pergunta e refletir sobre as respostas do paciente, buscando novas informações (expressadas verbalmente ou por outros meios) para compreensão do caso. Comente e desenvolva estas informações.
- Em uma entrevista o terapeuta tem que elaborar perguntas baseadas nas queixas apresentadas pelo paciente, e através da respostas obtidas, tenta-se extrair dados novos, para compreender o caso e iniciar o tratamento adequado. Uma vez que o Terapeuta faça um roteiro ou esquema e aplique para todos os pacientes, independentes das suas queixas, poderá correr o risco de não compreender o caso, ou diagnosticar com o caso de forma errada, e consequentemente não terá sucesso na reabilitação desse paciente.
2. Na avaliação da voz, o fonoaudiólogo atua isoladamente para o diagnóstico de um problema vocal? Justifique.
- Não, além do Fonoaudiólogo Não, além do Fonoaudiólogo é necessário a participação de outros profissionais, como a do Otorrinolaringologista que participará do tratamento, levando um diagnóstico fechado para terapia ou então junto com o Fonoaudiólogo, ajudara no diagnóstco de um caso, ainda não resolvido. 3.