Farmacia
Hemograma
Exame laboratorial de rotina para a avaliação quantitativa e qualitativa das hemácias, leucócitos e plaquetas do sangue periférico. No laboratório os hemogramas são realizados através de contadores hematológicos, as hemácias passam por cerca de 150 canais, que são micro aberturas calibradas. O número e o tamanho dos eritrócitos são medidos de acordo com as alterações produzidas na condução de eletricidade entre dois eletrodos. Quando a hemácia passa através da micro abertura calibrada, interrompe a corrente elétrica gerando um pulso. Assim o número de pulsos corresponde ao número de eritrócitos e a magnitude do pulso seu volume. O hemograma completo inclui: A) Hematimetria: contagem de hemácias, realizada no aparelho.
B) Hemoglobina: dosagem da hemoglobina, realizada no aparelho.
C) Hematócrito: percentagem ocupada pelas hemácias em um volume total de sangue. Encontra-se diminuído em casos de anemia. É realizado no aparelho.
D) Índices Hematimétricos: são cálculos matemáticos feitos através da hematimetria, hemoglobina e hematócrito, são eles:
- Volume Globular Médio (VGM): indica o diâmetro médio das hemácias, permitindo classificar as hemácias como macrocíticas, normocíticas ou microcíticas.
- Hemoglobina Globular Média (HGM) e Concentração de hemoglobina globular média (CHGM) fornecem a quantidade média de hemoglobina nas hemácias, permitindo classifica-las como hipocrômicas ou normocrômicas.
- RDW ou ADE: indica o “tamanho” das hemácias, quanto maior o RDW maior será a variação no tamanho dos glóbulos.
E) Leucometria global: contagem total do número de leucócitos, realizado no aparelho.
F) Contagem diferencial de leucócitos: é a contagem de 100 leucócitos em esfregaço sanguíneo, diferenciando-os segundo suas variedades morfológicas.
G) Contagem de plaquetas: é realizada no aparelho, porém quando está inferior a 150 mil ou superior a 450 mil e o paciente não tem histórico é realizada a contagem manual. Esta é feita na câmara