Farmacia hospitalar
Substância ativa: Aminofilina
Solução Injetável
Cada ampola de 10ml da solução injetável contém:
Aminofilina 240mg (na forma bihidratada)
A aminofilina causa dilatação dos brônquios e dos vasos pulmonares, através do relaxamento da musculatura lisa. Dilata também as artérias coronárias e aumenta o débito cardíaco, pode provocar diarréia dor no na região do estomago, insuficiência circulatória, perda do apetite, retenção urinaria, urticária, vomito e diurese. A aminofilina exerce efeito estimulante sobre o SNC e a musculatura esquelética. Pode ser administrada durante períodos prolongados, por via oral, parenteral e por inalação.
A aminofilina apresenta as propriedades farmacológicas gerais da teofilina (1,3 dimetilxantina), a qual é um sal solúvel. Os seus principais empregos em medicina estão relacionados com suas ações estimulantes do miocárdio e vasodilatadora das coronárias, aos seus efeitos broncodilatadores e relaxantes da musculatura lisa, à sua ação diurética e ao seu efeito estimulante sobre o centro respiratório.
INDICAÇÕES
Pneumologia: Asma brônquica, bronquites aguda e crônica, enfisema, outras causas de insuficiência respiratória com componente obstrutivo.
Cardiologia: Insuficiência cardíaca esquerda (dispnéia aos esforços, asma cardíaca, dispnéia noturna paroxística, edema agudo do pulmão), insuficiência cardíaca congestiva, cor-pulmonale, como adjuvante na insuficiência coronariana.
Nefrologia: Potencializadora do efeito dos diuréticos em nefropatias com importante componente edematoso.
Neurologia: No vaso-espasmo cerebral.
SOLU-CORTEF
Substância ativa: Hidrocortisona
Solução injetável
INDICAÇÕES
Distúrbios Endócrinos: insuficiência adrenocortical primária ou secundária (o medicamento de eleição é a hidrocortisona ou a cortisona, análogos sintéticos podem ser associados à mineralocorticóides, a suplementação com mineralocorticóides é de especial importância nos primeiros anos de vida), insuficiência