farmacia hospitalar
CURSO: FARMÁCIA
DISCIPLINA: FARMACIA HOSPITALAR
ANA MARIETA FERNANDES MOREIRA
RELATORIO SOBRE VISITA AO HOSPITAL SÂO MARCOS
TERESINA – PI
2014
ANA MARIETA FERNANDES MOREIRA
RELATORIO SOBRE VISITA AO HOSPITAL SÃO MARCOS
Orientador: Sandra Guimarães
Relatório apresentado a disciplina
De Farmácia Hospitalar sobre visita
Ao Hospital São Marcos.
TERESINA –PI
2014
A Farmácia hospitalar é um órgão de abrangência assistencial, técnico-científica e administrativa, onde se desenvolvem atividades ligadas à produção, armazenamento, controle, dispensação e distribuição de medicamentos e correlatos às unidades hospitalares. A execução de suas atividades é ligada aos resultados para o paciente e não apenas aos correlacionados aos produtos e serviços.
É igualmente responsável pela orientação de pacientes internos e ambulatoriais, visando sempre a eficácia da terapêutica, além da redução dos custos, voltando-se também para o ensino e pesquisa, propiciando assim um vasto campo de aprimoramento profissional.
Um serviço de farmácia em um hospital é o apoio clínico integrado, funcional e hierarquicamente, em um grupo de serviços que dependem diretamente da Direção Central e estão em constante e estreita relação com sua administração.
A principal razão de ser da Farmácia é servir ao paciente, objetivando dispensar medicações seguras e oportunas. Sua missão compreende tudo o que se refere ao medicamento, desde sua seleção até sua dispensação, velando a todo momento por sua adequada utilização no plano assistencial, econômico, investigativo e docente. O farmacêutico tem, portanto, uma importante função clínica, administrativa e de consulta.
Na busca da melhoria da qualidade dos serviços prestados, a Farmácia Hospitalar vem se transformando para beneficiar cada vez mais o paciente, na agilidade do atendimento e segurança na utilização do