Farmacia hospitalar
O processo de distribuição de medicamentos em ambiente hospitalar tem o objetivo de garantir que os produtos solicitados estejam quantidade correta e de acordo com as devidas especificações.
Os aspectos importantes para a racionalidade e eficácia do sistema são: controle de estoque, a padronização de medicamentos e produtos de interesse á saúde na instituição, envolvimento de recursos humanos capacitados para o exercício das funções e controle da qualidade dos processos adotados.
Quanto maior for à eficiência e eficácia do sistema de dispensação/distribuição de medicamentos e outros produtos de interesse à saúde, maior contribuição será prestada para garantir o sucesso das terapêuticas e profilaxias instauradas.
A dispensação de medicamentos é o ato farmacêutico associado à entrega e dispensação dos mesmos, mediante prescrição médica, no qual o profissional farmacêutico analisa a prescrição, repassa informações necessárias para o bom uso dos medicamentos e em alguns casos prepara as doses a serem administradas.
Fracionamento
O fracionamento é um processo que tem por objetivo principal otimizar a distribuição de medicamentos por dose individual/unitária devidamente embalados e identificados, garantindo a qualidade do produto até a administração ao paciente.
Esse processo em regras estabelecidas pela ANVISA, exige a reembalagem do fármaco, contendo no novo rótulo informações essenciais como: nome do produto, concentração do principio ativo, no de registro, lote, prazo de validade etc. É um processo de direta responsabilidade do Farmacêutico.
Aquisição
É uma das funções do farmacêutico e tem como objetivo suprir as reais necessidades do hospital de acordo com o perfil epidemiológico e doenças prevalentes, proporcionar ganhos terapêuticos e econômicos, selecionar fornecedores que atendam os critérios exigidos pela instituição hospitalar e legislação vigente.
Recebimento
O recebimento é outra atribuição do