Medidas de tamanho de desenvolvimento e de melhorias de software
Introdução
Vivenciamos no dia-a-dia das empresas de tecnologia (em particular, as que desenvolvem soluções de software), a disseminação, amadurecimento e aplicação de conceitos relacionados à gerência de projetos. Com o crescimento e fortalecimento da principal associação profissional nesse assunto, o PMI (Project Management Institute), essas empresas buscam no aprimoramento de suas técnicas de gerenciamento, obter um diferencial competitivo no mercado de desenvolvimento de software.
Fazendo parte do processo de gestão, surge como uma necessidade fundamental na área de gerenciamento de projetos de desenvolvimento de software, a adoção de um processo eficiente e simples para medição do tamanho dos projetos de desenvolvimento e melhoria de sistemas. Esse artigo visa apresentar algumas técnicas padrão para determinar esse tamanho.
Razões para Medir
Existem diversos motivos que levam as empresas a adotarem um processo para medir o tamanho dos projetos de desenvolvimento de sistemas:
Prover subsídio para determinar esforço, recursos, duração e custo do desenvolvimento;
Gerenciar contratos de software;
Indicar a qualidade do produto;
Formar uma baseline para estimativas;
Avaliar a produtividade do processo.
Tipos de Medidas de Tamanho de Desenvolvimento de Sistemas
Abaixo, estão relacionadas algumas técnicas padrão para determinar o tamanho do desenvolvimento de sistemas.
Linhas de Código
A técnica de mensuração por linhas de código (LOC – Lines of Code) é uma das medidas mais antigas para determinação do tamanho, esforço e, conseqüentemente, produtividade no desenvolvimento de software. Ela consiste basicamente na contagem da quantidade do número de linhas de código de um programa de software. É uma técnica de fácil automação, eliminando esforços manuais. Porém, é uma técnica que conta com muitas desvantagens. Podemos citar, entre elas, o fato de que é inexato ter que