farmacia hospitalar
Os Serviços Farmacêuticos Hospitalares têm por objecto o conjunto de atividades farmacêuticas, exercidas em organismos hospitalares ou serviços a eles ligados, que são designadas por “atividades de Farmácia Hospitalar”.
Os Serviços Farmacêuticos Hospitalares são departamentos com autonomia técnica e científica, sujeitos à orientação geral dos Órgãos de Administração dos Hospitais, perante os quais respondem pelos resultados do seu exercício.
A direção dos Serviços Farmacêuticos Hospitalares é obrigatoriamente assegurada por um farmacêutico.
Os Serviços Farmacêuticos Hospitalares são o serviço que, nos hospitais, assegura a terapêutica medicamentosa aos doentes, a qualidade, eficácia e segurança dos medicamentos, integra as equipas de cuidados de saúde e promove acções de investigação científica e de ensino.
FUNÇÕES DOS SERVIÇOS FARMACÊUTICOS HOSPITALARES
São funções dos Serviços Farmacêuticos Hospitalares, entre outras:
1.A selecção e aquisição de medicamentos, produtos farmacêuticos e dispositivos médicos;
2.O aprovisionamento, armazenamento e distribuição dos medicamentos experimentais e os dispositivos utilizados para a sua administração, bem como os demais medicamentos já autorizados, eventualmente necessários ou complementares à realização dos ensaios clínicos;
3.A produção de medicamentos;
4.A análise de matérias primas e produtos acabados;
5.A distribuição de medicamentos e outros produtos de saúde;
6.A participação em Comissões Técnicas (Farmácia e Terapêutica,Infecção Hospitalar, Higiene e outras); 7.A Farmácia Clínica, Farmacocinética, Farmacovigilância e a prestação de Cuidados Farmacêuticos;
8.A colaboração na elaboração de protocolos terapêuticos;
9.A participação nos Ensaios Clínicos;
10.A colaboração na prescrição de Nutrição Parentérica e sua preparação;
11.A Informação de Medicamentos;
12.O desenvolvimento de ações de formação.
1.2.SELEÇÃO