farmaceutico no esf
CURSO DE FARMÁCIA
FARMACÊUTICO NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA (ESF)
ALEGRE
2014
1. INTRODUÇÃO
O sistema de saúde vigente no Brasil - o Sistema Único de Saúde (SUS) -, advindo do Movimento da Reforma Sanitária que tem como princípios básicos a universalidade, a igualdade e a integralidade. Este último princípio visa prestar ao indivíduo atenção integral, sob os aspectos da prevenção de doenças e promoção e recuperação da saúde, e foi o que inspirou a conquista de mais um campo da Farmácia, o da Atenção Primária, tendo como espaço de atuação, a Unidade de Saúde. Nessa perspectiva, os diferentes contextos históricos que passamos exigiram do farmacêutico dinamismo na sua atuação. A sociedade necessita de outras abordagens e o campo da saúde coletiva pode oferecer várias ferramentas para atuações mais efetivas e de qualidade.
2. SAÚDE DA FAMÍLIA
A Estratégia Saúde da Família, criada em 1994 – na época na forma de programa, daí o nome “Programa Saúde da Família” –, se apresenta como uma nova estratégia do governo federal de reorganizar a atenção básica de saúde. Entre suas atribuições se encontram a ampliação e consolidação do modelo assistencial até então vigente. Porém, mais do que a simples tarefa de ampliar a extensão de cobertura, esse modelo tem como função desenvolver ações básicas no primeiro nível de atenção à saúde e assim promover a reorganização da prática assistencial com novos critérios de abordagem provocando um reflexo em todos os níveis do sistema.
Estratégia Saúde da Família (ESF) visa à reorganização da atenção básica no País, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde, e é tida pelo Ministério da Saúde e gestores estaduais e municipais como estratégia de expansão, qualificação e consolidação da atenção básica por favorecer uma reorientação do processo de trabalho com maior potencial de aprofundar os