Etica profissional
Um código de ética pode ser entendido como uma relação das práticas de comportamento que se espera serem observadas no exercício da profissão. As normas do código de ética visam ao bem-estar da sociedade, de forma a assegurar a lisura de procedimentos de seus membros dentro e fora da instituição. Um dos objetivos de um código de ética profissional é a formação da consciência profissional sobre padrões de conduta. Os princípios éticos podem existir naturalmente, por consenso na comunidade, bem como podem apresentar-se na forma escrita, o código de ética. Os princípios éticos relacionados no código são obrigatórios aos profissionais a ele submetidos.
Apesar de código de ética profissional servir para coibir procedimentos antiéticos, este não é seu principal objetivo. O primordial é expressar e encorajar o sentido de justiça e decência em cada membro do grupo de profissionais, além de defesa da profissão, promovendo sua respeitabilidade perante a sociedade como um todo. Um código de ética deve indicar o padrão correto de conduta interpessoal na vida profissional.
Deve haver consenso no grupo sobre o conteúdo do código de ética. Seus preceitos devem atingir todos os membros do grupo organizado. O código de ética varia de organização para organização. Ele difere quanto a conteúdo, extensão e formato. A despeito dessa diferença entre os vários códigos de ética existentes, eles podem ter conteúdos assemelhados. Um dos itens que podem constar de um código de ética pode ser: dividir tudo; ser justo; não magoar as pessoas; colocar no lugar certo as coisas que tirou; limpar suas próprias sujeiras; não pegar o que não é seu; comida e leite quente fazem bem para você; levar uma vida balanceada; tirar uma soneca às tardes; estar atento para curiosidade.
Em quase todas as organizações sociais, hoje em dia, é imprescindível um código de ética. Isso porque a sociedade reclama. E reclama porque não mais a certeza do certo ou errado. Do moral ou do imoral.