Farmaceutica
(por Decio Antonio Vaz Furtado)
O presente artigo aborda o tema referente aos princípios, crenças e valores, elementos constitutivos da cultura organizacional, bem como a forma com a qual se apresentam no clima organizacional e influenciam o comportamento nas organizações.
Este tema tem sido incluído nos estudos e pesquisas realizados sobre as organizações, buscando avaliar em que medida os citados elementos possam afetar as percepções individuais acerca dos objetivos e estratégias empresariais, como também influenciar as relações interpessoais, inclusive entre gerente e gerenciados, dando assim o direcionamento e moldando o comportamento das pessoas nas organizações.
Resulta dessa influência as atitudes e o comportamento das pessoas nas organizações, cujos reflexos diretos podem ser percebidos na qualidade do processamento de trabalho e nos produtos e serviços gerados, com inevitáveis repercussões na imagem institucional e nos resultados empresariais.
Nesse sentido, alguns conceitos foram desenvolvidos por autores que propiciaram uma base científica e conceitual aos estudiosos da cultura, do clima e do comportamento organizacionais. Como nós, tais autores buscam oferecer uma contribuição para o melhor entendimento e tratamento técnico a ser dado a questões dessa ordem nas Instituições.
1 - INTRODUÇÃO
A influência dos princípios, crenças e valores na cultura e no clima organizacionais, nas relações de trabalho e no estilo gerencial das organizações tem sido um tema regularmente incluído em estudos e pesquisas, buscando avaliar em que medida tal influência possa afetar as percepções individuais em relação aos objetivos e estratégias empresariais, bem como direcionar as relações interpessoais, inclusive entre gerente e gerenciados.
Os princípios, crenças e valores que constituem a cultura organizacional têm sido também