Família e divórcio: o olhar dos filhos
FAMÍLIA E DIVÓRCIO: O OLHAR DOS FILHOS
CAROLINE MUNIZ CAMACHO
RESUMO
O artigo apresenta a visão dos filhos em relação a separação de seus pais. O divórcio é sempre um processo doloroso tanto para o casal, quanto para os filhos. A separação dos pais traz para os filhos traumas que podem se estender até a idade adulta. Na atual sociedade, onde cada vez mais cresce o números de divórcios, os filhos se tornam vítimas da separação, sendo colocados no centro das desavenças familiar, muitas vezes não sabendo lidar com a questão da guarda e com os novos relacionamentos dos pais. É de grande importância que os pais se esforcem ao máximo para ter uma relação amigável no processo de separação, para que desta forma os filhos, principalmente os filhos pequenos, vivencie a separação dos pais da forma menos dolorosa possível. Pelos problemas que o divórcio traz, é de grande importância que as consequências psicológicas que a separação pode gerar nos filhos, ganhe atenção especial durante e após o processo do divórcio.
Palavras-chave: divórcio, filhos, separação conjugal, família.
Em um casamento não satisfatório, começam a surgir inúmeros problemas no convívio e no relacionamento, surgem aqui os desajustes conjugais. Ocorrendo a separação, independente de quem tenha tomado a iniciativa, o casal passa por um período de sofrimento em decorrência da perda da relação, por pior que essa estivesse no período imediatamente anterior ao divórcio. Apesar dos grandes números de divórcios, há escassez de investigações e pesquisas sobre o determinado tema. Para Wallerstein e Kelly (1998, apud BRITO, 2007), pesquisadoras com vasta experiência no tema, acreditam que “ainda se dispõe de um baixo número de investigações sobre o divórcio, especialmente no que diz respeito à visão dos filhos sobre tal acontecimento.”
A grande preocupação dos pais é como ficam as crianças após a separação. Existem uma série de consequências para as crianças, o que inclui vários fatores como a