RELAÇÃO ENTRE DIVÓRCIO DOS PAIS E A VIDA ESCOLAR DOS FILHOS
Andreia CORDEIRO¹Resumo
Este artigo tem como objetivo fazer uma relação entre divórcio e a vida escolar de filhos de pais divorciados. Um estudo de extrema relevância para a aprendizagem e conhecimento de psicólogos e futuros psicólogos sobre um temavivido em todas as comunidades. O presente trabalho vem trazer uma discussão sobre como o divórcio altera a vida de crianças e adolescentes no processo escolar, devido ao fato de uma das áreas de principal influência e relevância ser a família. Parte-se de um estudo sobre o que é o divórcio, e como este tema tem sofrido alterações no decorrer da história. Portanto, será analisado o quanto a família é afetada com esse divórcio, nos aspectos psicológico, emocional e comportamental mostrando o quanto a quebra nessa relação familiar pode ser capaz de trazer danos em todos os âmbitos, principalmente na vida dos filhos que podem tornar-se vitimas de depressões, agressividade, melancolia, e varias mudanças comportamentais. Apresentaremos como essas mudanças comportamentais afetam a vida escolar de crianças, adolescentes e jovens devido a dificuldade em adaptarem-se a nova vida, trazendo mudanças muitas vezes radicais, que acabam refletindo no ambiente escolar e na aprendizagem.
Palavra chave: Divórcio; Filhos; Vida Escolar.
MATERIAL E MÉTODO:
Este trabalho foi realizado por meio de revisão bibliográfica, busca em sites científicos, utilização de livros, consultas em monografias e em trabalho de conclusão de curso.
INTRODUÇÃO:
Casamentos onde ocorre o divórcio estão suscetíveis a desencadear traumas que irão gerar desequilíbrio na relação familiar. Busca-se focar então nos filhos de pais divorciados e entender que consequências essa ruptura familiar trará e de que maneira influenciará na vida dos filhos.
Compreendendo que a família pode sim contribuir no sucesso e no fracasso escolar dos filhos, estudos empíricos afirmaram que os filhos de pais divorciados