Familiarização com o código de cores para a identificação de um resistor
ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL
Carlos Alberto Pavese
Daniel Valois
Isis Palmeira
Yasmin Calmon
FAMILIARIZAÇÃO COM O CÓDIGO DE CORES PARA A IDENTIFICAÇÃO DE UM RESISTOR
Salvador
2011
UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR
ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL
Carlos Alberto Pavese
Daniel Valois
Isis Palmeira
Yasmin Calmon
FAMILIARIZAÇÃO COM O CÓDIGO DE CORES PARA A IDENTIFICAÇÃO DE UM RESISTOR
Trabalho apresentado como avaliação, orientado e apresentado ao Professor Bião, da disciplina Física III, presente na grade curricular do quarto semestre do Curso de Engenharia Civil, da Universidade Católica do Salvador.
Salvador
2011
OBJETIVOS:
O presente trabalho tem como objetivo: • Reconhecer o valor de um resistor, utilizando o código de cores; • Conhecer a tolerância do valor de um resistor pelo código de cores.
INTRODUÇÃO
Resistor:
Um resistor (chamado de resistência em alguns casos) é um dispositivo elétrico muito utilizado em eletrônica, com a finalidade de transformar energia elétrica em energia térmica (efeito joule), a partir do material empregado, que pode ser por exemplo carbono.
Um resistor ideal é um componente com uma resistência elétrica que permanece constante independentemente da tensão ou corrente elétrica que circular pelo dispositivo.
Os resistores podem ser fixos ou variáveis. Neste caso são chamados de potenciômetros ou reostatos. O valor nominal é alterado ao girar um eixo ou deslizar uma alavanca.
O valor de um resistor de carbono pode ser facilmente determinado de acordo com as cores que apresenta na cápsula que envolve o material resistivo, ou então usando um ohmímetro.
Alguns resistores são longos e finos, com o material resistivo colocado ao