Relatório soobre Resistores
784 palavras
4 páginas
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SALVADOR – UCSalCAIO SÁ
JOSE ROCHA
LARA AMORIM
RELATÓRIO DE FÍSICA:
FAMILIARIZAÇÃO COM O CODIGO DE CORES PARA A IDENTIFICAÇÃO DE UM RESISTOR
Salvador-Ba
Maio de 2014
CAIO SÁ
JOSE ROCHA
LARA AMORIM
RELATÓRIO DE FÍSICA:
Salvador-BA
Maio de 2014
SUMÁRIO
01. OBJETIVO
02. INTRODUÇÃO TEÓRICA
03. MÉTODO EXPERIMENTAL
04. RESULTADOS E DISCUSSÃO
05. CONCLUSÃO
06. APLICAÇÕES NAS CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
07. REFERÊNCIAS
1. Objetivo:
Identificar o valor de um resistor, utilizando o código de cores e identificar também a tolerância do valor de um resistor pelo código de cores do mesmo.
2. Introdução teórica:
Um circuito elétrico pode ser composto de vários dispositivos, como interruptores, motores e lâmpadas, interligados por condutores de fios ou cabos. Para facilitar o processo de análise, muitas vezes convém trabalhar com modelos físicos desses dispositivos. Esses modelos são construídos a partir de quatro elementos básicos, também chamados de ideais: resistores, indutores, capacitores e fontes de alimentação.
Resistor é um dispositivo elétrico que tem por característica dificultar a passagem de corrente elétrica. Para essa resistência é utilizada a unidade Ohm (Ω).
O código de cores é a convenção utilizada para identificação de resistores de uso geral. Um resistor normalmente possui quatro faixas de cores, porém, pode ter cinco ou até seis faixas. Basicamente o que diferencia um resistor de cinco e seis faixas de cores para um resistor de quatro faixas é a adição de mais um e dois algarismos, respectivamente, à leitura do valor do resistor, tornando-os mais precisos.
O código de cores se compõe de faixas coloridas ao longo do corpo do resistor, sendo cada faixa com seus respectivos valores contidos na tabela abaixo:
3. Método experimental
Material utilizado:
Resistores cujos valores estejam indicados pelo código de cores.