Relatório resistores
Resistores
Os resistores são componentes muito pequenos. Eles são construídos para apresentar um determinado valor de resistência elétrica. Os materiais mais usados na sua construção são o carbono, metais e ligas. Para ter os valores de sua resistência facilmente identificados usa-se de uma série de faixas coloridas no corpo do resistor. Para isso deve-se seguir alguns passos:
1. As faixas coloridas são lidas a partir da que está mais próxima de uma extremidade.
2. A primeira faixa colorida representa o primeiro algarismo do valor da resistência.
3. A segunda faixa colorida indica o segundo algarismo.
4. A terceira faixa representa a potência de dez pela qual devemos multiplicar os dois algarismos.
5. A quarta faixa, que é opcional, indica imprecisão no valor da resistência. Prateado indica 10% de imprecisão, dourado indica 5% e a ausência desta faixa representa imprecisão de 20%.
A tabela abaixo mostra as cores e os seus valores:
A Lei de Ohm
Como já especificado, um resistor é um condutor com uma resistência específica, o que significa que ele tem a mesma resistência, ainda que o valor e a polaridade da diferença de potencial aplicada variem.
No inicio do século 19, o físico alemão Georg Simon Ohm (1787-1854) descobriu duas leis que determinam a resistência elétrica dos condutores. Essas leis, em alguns casos, também valem para os semicondutores e os isolantes.
A Lei de Ohm nos diz que a corrente que flui por um dispositivo é diretamente proporcional à diferença de potencial aplicada ao dispositivo.
Um dispositivo condutor obedece à Lei de Ohm quando sua resistência é independente do valor e da polaridade da diferença de potencial aplicada.
A microeletrônica moderna e a nossa tecnologia depende quase que totalmente de muitos dispositivos que não obedecem à Lei de Ohm.
Um material condutor obedece à Lei de Ohm quando a sua resistividade é independente do módulo, da direção e do sentido do campo elétrico aplicado.
1ª