familia
1.1) Família
1.2) Parentesco
1.3) Monogamia
1.4) Poligamia
1.5) Matriarcado
1.6) Patriarcado
1.7) Família nuclear burguesa
1.8) Família proletária
2. 2.0- Bibliografia
1-Conceitos:
1.1) Familia-
Designa-se por família o conjunto de pessoas que possuem grau de parentesco entre si e vivem na mesma casa formando um lar. Uma família tradicional é normalmente formada pelo pai e mãe, unidos por matrimônio ou união de fato, e por um ou mais filhos, compondo uma família nuclear ou elementar.
1.2) Parentesco
É a relação que une uma ou mais pessoas por vínculos de sangue (descendência/ascendência) ou sociais (sobretudo pelo casamento). O parentesco estabelecido mediante um ancestral em comum é chamado parentesco consanguíneo, enquanto que o criado pelo casamento e outras relações sociais recebe o nome de parentesco por afinidade. Chama-se de parentesco em linha reta quando as pessoas descendem umas das outras diretamente (filho, neto, bisneto, trineto etc), e parentesco colateral quando as pessoas não descendem uma das outras, mas possuem um ancestral em comum.
1.3) Monogamia
É a condição daquele que é monogâmico, ou seja, que tem um só parceiro. É uma forma de matrimônio que ocorre entre um homem e uma mulher. A monogamia ocorre quando um indivíduo tem apenas um parceiro, podendo essa união durar a vida toda, ou ser apenas durante um determinado período da vida. Monogamia é um termo que pode ser utilizado também para designar a existência de apenas um parceiro sexual durante toda a vida de um indivíduo.
1.4) Poligamia É um sistema onde o homem tem mais de uma mulher ao mesmo tempo, ou até mesmo, sendo menos comum, onde a mulher tem mais de um marido simultaneamente. Poligamia é um termo de origem grega, que significa muitos casamentos. Poligamia é o oposto de monogamia, e consiste no casamento com mais de uma pessoa, quando o homem possui várias mulheres, é chamado de poliginia, e é o mais