Familia, escola e sociedade
FAMÍLIA, ESCOLA E SOCIEDADE.
Curso: Pedagogia 3º período
Nomes: Marcia Helena Silva
Professora: Ana Ercília
Data: 08/05/2008
UBERABA/MG
O mundo moderno se identifica com a sociedade, a família, a pátria, as tradições, as religiões foram de fato atropeladas pelo capitalismo. Entretanto, essas instituições e mitos do passado não morreram, e permanece entre mitos e nostalgia por uma época em que o mundo, constituído por comunidade mais ou menos fechado, não entendia a sociedade aberta.
Para tais nostálgicos, a sociedade desenraizada, cada vês mais composta de indivíduos hedonistas, representa o ápice de decadência.
A recuperação da relação entre a escola, a família e a comunidade ocorre ao mesmo tempo em que os educadores de todo mundo estão seno desafiados para a preparação das crianças e jovens ou até mesmo adulto para os saberes e regras que família e comunidade estão em esboços de socialização ou de educação.
A família não é somente futura, mas é também o centro da vida social. A educação bem sucedida da criança na família é que vai servir de apoio a sua criatividade e ao seu comportamento produtivo quando for adulto.
A família tem sido e será a influencia mais poderosa para o desenvolvimento da personalidade e do caráter das pessoas.
O MEC recentemente instituiu a data de 24 de abril como o dia da família na escola. A escola deveria convidar os familiares dos alunos para participar de suas atividades educativas.
A abertura da escola para a comunidade de suas famílias pode contribuir e muito para o fortalecimento da teia de relações sociais transformando num espaço de crianças emocionalmente mais predispostas a se tornarem adultos autônomos e conscientes de suas próprias dignidades.
Em resumo, longe de a educação ter por objetivo único e principal o individuo e seus interesses, ela é antes de tudo o meio pelo qual a sociedade renova perpetuamente as