BULLYING: UNIÃO E PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA, DA ESCOLA E DA SOCIEDADE NO ENFRENTAMENTO DESSE FENÔMENO
Pós Graduação em Gestão Escolar
Área de Educação
Data de início 25/02/2012
BULLYING: UNIÃO E PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA, DA ESCOLA
E DA SOCIEDADE NO ENFRENTAMENTO DESSE FENÔMENO1
Adriane Janete Henzel Teixeira2
RESUMO
O propósito deste artigo é realizar um estudo bibliográfico identificando as consequências que o Bullying traz para os estudantes envolvidos, como o Bullying é capaz de interromper ou dificultar o processo de socialização, compreender como combater e qual o papel de todos os membros da comunidade escolar, conscientização quanto ao uso adequado da Internet, evitando assim o Bullying virtual. O aspecto metodológico se deu através de uma pesquisa bibliográfica em forma de periódicos na base de dados Scielo, Biblioteca Virtual de Saúde, sendo utilizados artigos publicados no período de 2000 a 2011, analisando o conteúdo dos textos produzidos. Foram eleitos para a análise aqueles que tratavam do assunto Bullying: problema que afeta a escola, família e sociedade totalizando uma amostra de 20 artigos e de livros para revisão de literatura. Diante de todos os estudos analisados observamos que nenhuma escola e nenhum local se tornarão livre de casos de Bullying, principalmente locais onde possuem diariamente aglomeração de pessoas. Desta forma o combate ao Bullying é uma tarefa complexa, que exige um trabalho contínuo, preventivo e efetivo.
Palavras - chave: Bullying. Família. Violência na escola.
1 INTRODUÇÃO
O interesse pelo tema surgiu devido o mesmo ser um assunto polêmico, vivenciado em várias escolas e por muitos alunos, porém antes era tido como uma simples “brincadeira de criança/adolescente”. Segundo Chauí (1994, p.336) a violência é um fenômeno social e diferenciado histórica e culturalmente.
O Bullying refere-se a todas as formas de atitudes agressivas que ocorrem sem apresentar um motivo evidente e é utilizado nos dias atuais para caracterizar atos