Falsa crise da previdência
Esse texto fala de um cálculo feito por Denise Gentil, professora do instituto de economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ela fez um cálculo com base nos dados oficiais divulgados no website do ministério da Previdência, sobre o déficit na previdência, que o governo divulgou. Ela alega que há um superávit de 8,2 bilhões, pois segunda a professora, no calculo feito pela previdência não foram inclusos as receitas:
Contribuição Provisória sobre movimentação Financeira (CPMF), a Contribuição Social sobre o lucro líquido (CSLL) e a Contribuição para Financiamento de Seguridade Social (COFINS), que são receitas de grande porte e segundo ela não está no cálculo feito pela Previdência. Ela levanta uma grande discussão, será mesmo que há um déficit na Previdência, ou não?
O QUE EU ACHO:
Eu concordo com a professora Denise Gentil, pois se há um aumento de contribuintes eu acredito que não deveria ter um déficit, a má administração desses benefícios pode ser o possível motivo desse problema, se de fato esse déficit existir, algo está errado e esse erro tem que ser reparado.
Texto: A importância econômica da Previdência Social Brasileira.
Esse texto fala sobre o lado positivo da Previdência, mostrando os benefícios que ela gera para a sociedade. Segundo o IBGE, cada beneficio pago pele previdência Social, beneficia indiretamente 2,5 pessoas, sendo assim ele beneficia 82,3 milhões de brasileiros, o que corresponde a 44% da população. Em 2003, 53,97 milhões de brasileiros viviam abaixo da linha de pobreza, sem a Previdência esse número de 74,27 milhões, tirando assim 20,3 milhões de pessoas em condição de extrema pobreza.
O QUE EU ACHO:
A Previdência Social de fato é de grande importância para a população em si, e o desenvolvimento do país, pois se quando a cada pessoa que fosse aposentando e não tivesse algo a receber, o custo familiar aumentaria e a renda ficaria insuficiente, aumentando assim o número de