AULA 1 ITRODUT RIA E Hist Ria Da S Publica
1629 palavras
7 páginas
CONCEITOS EMEPIDEMIOLOGIA,
SAÚDE PÚBLICA E SAÚDE
COLETIVA
SAÚDE E DOENÇA
Doença:
(latim) – dolentia derivado de dolor e dolore (dor e doer). Doença: falta ou perturbação da saúde. Saúde:
(latim) – salutis, derivado do radical salus (salvar, livrar do perigo, afastar riscos).
Saúde: ausência de doença.
SAÚDE
“Estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não meramente ausência de doença.” – OMS, 1946.
? ? ?
DETERMINANTES DA SAÚDE-DOENÇA
Epidemiologia
EPIDEMIA EPIDEMIOLOGIA
EPIDEMIOLOGIA
Epi = sobre
Demo = população tratado Logos =
“Ramo das ciências da saúde que estuda, na população, a ocorrência, a distribuição e os fatores determinantes dos eventos relacionados com saúde.” - PEREIRA, 1995.
SAÚDE PÚBLICA
Saúde Pública
É a aplicação de conhecimentos (médicos ou não), com o objetivo de organizar sistemas e serviços de saúde, atuar em fatores condicionantes e determinantes do processo saúde-doença, controlando a incidência de doenças nas populações através de ações de vigilância e intervenções governamentais.
Saúde Pública
A ação de saúde
Intervém no processo saúde-doença, quebrando sua cadeia causal mediante o tratamento e a reabilitação do indivíduo doente, ou evitando seus riscos e danos por intermédio da prevenção e promoção da saúde.
SAÚDE COLETIVA
Saúde Coletiva
Campo ainda em constituição no Brasil.
O termo surgiu no fim da década de 70, em um momento de reordenamento da saúde, diante da necessidade de outros saberes, além dos da medicina, para a compreensão do processo saúde-doença e da convivência cotidiana entre diferentes profissionais.
Saúde Coletiva
Objeto: os corpos sociais (e não somente biológicos) "Não se trata, tão-somente, de indivíduos, mas de sujeitos sociais, de grupos e classes sociais e de relações sociais referidas ao processo saúdedoença“.
Saúde Coletiva
"... uma ciência histórico-social, percebendo que as características dos seres humanos (doentes ou não) são sobretudo um produto de forças