Prova Ape Resumo
Imagens Nacionais (Boulding):
A imagem nacional, segundo Boulding, é a imagem que se tem sobre uma nação e também a imagem que o Estado tem de si mesmo e dos outros estados. A criação de uma imagem nacional tem processo histórico, pois os estados são instituições históricas. Conforme os séculos vão passando, a imagem nacional vai ganhando mais força a ponto de se tornar hegemônica dentro das relações internacionais.
Uma vez que as imagens são visões de mundo, elas não são, portanto, verdadeiras, são de conteúdo subjetivo e cada uma possui um certo grau de nitidez.
Imagem sofisticada: possui um alto grau de nitidez e percebe que sua visão do mundo é subjetiva, ou seja, que não é uma verdade universal, mas apenas um pedaço da imagem completa, conseguindo se colocar no lugar do outro. Tem a capacidade de promover mudanças, devido a consciência histórica presente nessa imagem.
Imagem não sofisticada: grau de nitidez baixo. São imagens as quais as pessoas tomam por verdadeiras, próxima a ideia de fetichismo de Marx, atribuir qualidades para tal coisa que não possui aquelas qualidades. São imagens dadas, naturais, a-históricas, conservadoras.
A imagem nacional se da primeiramente, pela historia do Estado Nacional. A maneira como a historia do estado é contada, reforça sua imagem nacional. Ou seja, a historia nacional é a imagem nacional e essa historia geralmente possui uma perspectiva unilateral. Se quisermos descobrir a imagem nacional de um pais, precisamos