fals
Goiânia, 30 de abril de 2014.
Energia Elétrica: da produção ao consumo
Goiânia-GO
30\04\2014
Colégio Estadual Ary Ribeiro Valadão Filho
Goiânia, 30 de abril de 2014.
Disciplina: Física
Professor: Giovane Mendes
Turma \ Turno : 3º Ano A \ Matutino
Componentes: Natanael Thallys, Kaemerson Isaque, Sheila Soares, Higor Sousa, Divino Alves, Rafael Gimenis
Energia Elétrica: da produção ao consumo
Goiânia-GO
30\04\2014
Produção e Consumo de Energia
Introdução
Algumas formas de energia que consumimos são renováveis, nas quais se incluem a energia solar, eólica, hidráulica e geotérmica. Estes tipos de energia estão constantemente a ser renovados.
Energias renováveis – a exploração intensiva de recursos energéticos limitados, tem levado os cientistas a procurar formas de energia que, ao contrário daquelas, não se esgotam e não fazem muita poluição. Entre estas formas de energia encontram-se: a solar, a eólica, a das marés, a geotérmica e a hidroelétrica.
Mas, há outras fontes de energia* que não são renováveis. Por exemplo, a energia que usamos nos nossos carros não se pode fabricar; os combustíveis fósseis levam milhões de anos para se formarem e não podem ser produzidos de um dia para o outro.
Fontes de energia – conjunto de matérias-primas ou de fenómenos naturais utilizados para a produção de energia (carvão, urano, rios, mares, vento, hidrocarbonetos, etc.)
As fontes de energia não renováveis são finitas e esgotam-se (um poço de petróleo não pode ser enchido pois este combustível é resultado de milhões de anos de decomposição orgânica). Uma vez gasta não é possível usá-la de novo, por isso, o melhor é conservar e poupar ao máximo as formas de energia não renováveis.
Vantagens e desvantagens das fontes de energia renováveis Existem várias vantagens destas fontes, mas as principais são: o