fallingwater house
Desenvolvimento de conceito
Em dezembro de 1934, os Kaufmann conhecem o arquiteto Frank Lloyd Wright através do filho Edgar
Kaufmann Jr., que estudava com Wright, e encomendam o projeto para a casa de campo na localidade de Bear Run no Estado da Pensilvânia, Estados Unidos.
O sítio é localizado nas montanhas em uma área de floresta com corredeiras e uma cascata. A intenção dos proprietários era de que a nova casa fosse construída próxima a cascata. O arquiteto decide "pousar" a casa sobre a cascata, a idéia de pouso vem de que a casa deveria concordar com o ambiente externo, e suas irregularidades entre elas pedras e a própria cascata a qual o projeto usou de eixo para construção.
Wright pssoiua admiriação pela arquitetura japonesa ao qual usou de inspiração para a casa dos Kaufmann, tanto de forma externa como interna a casa possui fortes referências espaciais e visuais dessa influência.
Neste projeto Wright pode expressar o seu pensamento sobre a arquitetura "orgânica" definida por ele como sendo apropriada para o tempo, o lugar e o homem. O projeto foi iniciado em setembro de 1935. A construção inicia-se em 1936 e em dezembro de 1937 o edifício principal fica pronto. O anexo dos hóspedes e serviços fica pronto em 1939.
O desenvolvimento do conceito para a casa dos
Kaufmann incluem o desenho da faixada que fico sobre o rio e a cascata, as vistas principais da casa onde a topografia do terreno definiram o modo como foi disposto os elementos principais. A forma retangular que viria a se contrapor as formas orgânicas no ambiente em sua volta mantém na verdade uma regularidade entre elas e em conjunto a obra se propõe irregular para mostrar uma disposição mais solta porém organizada. A unidade das formas retangulares fazem com que ela se mantenha em unidade destacando-se e harmonizando com o ambiente.
Imagem da visita ao terreno onde a casa seria construída, registro fotográfico e analises de topografia