Fallingwater house - frank lloyd wright
(Nota: Falta acentuação)
Este arquivo é um resumo de textos achados na internet em ingles e português sobre a casa da cascata de Frank Lloyd Wright.
Wright acreditava no desenvolvimento de estruturas que estivessem em harmonia com a humanidade e o meio ambiente ao redor, uma filosofia que ele chamava de arquitetura organica. Comecou estudando engenharia civil na faculdade de Winsconssin por dois semestres e depois mudou para Chicago onde trabalhou em varios escritorios de arquitetura, chegando a trabalhar por seis anos com o chamado “pai do modernismo” Louis Henry Sullivan, o qual demitiu Wright quando este comecou a receber muitos pedidos de projetos individuais. Após deixar Sullivan, Wright estabeleceu seu próprio escritório em casa o qual era formado por um grupo notável de criativos projetistas arquitetônicos.
Sua obra inclui exemplos originais e inovativos de edifícios dos mais diferentes tipos, incluindo escritórios, templos, escolas, hotéis e museus. Frequentemente detalhava também os elementos a serem empregados no interior de suas construções, tais como mobília e vitrais. Era apaixonado pela cultura japonesa, o que influenciou muito suas obras. Suas cinco principais fontes de inspiracao para seus projetos eram:
1- Louis Sullivan, a quem considerava seu “querido mestre”
2- A natureza, particularmente formas, texturas e cores de plantas
3- Musica (seu compositor favorito era Ludwig Van Beethoven)
4- Arte e arquitetura japonesa
5- E froebel gifts (caixinhas que vem com peas para que a pessoa monte pecas, brinquedos e etc)
A medida que a carreira de Wright foi progredindo, assim tambem progredidiu a mecanizacao na industria de vidro. Ele entao adotou completamente o uso do vidro em seus designs pois achava que combinava bem com a sua filosofia de arquitetura organica, pois o vidro permitia a interacao e a vista da parte exterior das construcoes ao mesmo tempo que servia como protecao contra os fatores