Relações entre mundo rural e mundo urbano
Neste trabalho procurei dar uma ideia geral do desenvolvimento das relações entre o mundo rural e o mundo urbano ao longo dos tempos e a forma actual como são encaradas. Para além disso, não quis deixar de dar uma perspectiva sobre o caso português. Consultei, para tal, vários trabalhos, de vários autores que, espero, nos possam dar uma ideia, o mais aproximada possível, da realidade que pretendo confrontar.
Tanto Afonso de Barros como João Ferrão se debruçam sobre as relações entre o mundo rural e o mundo urbano e a problemática do espaço. João Ferrão critica as recentes visões sobre o mundo rural que, segundo ele, revelam uma grande permeabilidade à ideia de património como elemento estruturador de uma nova geração de estratégias e políticas de desenvolvimento para este tipo de territórios. Também Afonso de Barros analisa o processo de reorganização territorial que vêm atravessando as sociedades modernas, tendo em conta as grandes linhas de transformação dos espaços rurais. Analisa o posicionamento da sociologia rural perante a problemática do espaço concluindo ser este que confere especificidade tanto à sociologia rural como à sociologia urbana e, ao mesmo tempo, como ponto de convergência entre ambas.
João Ferrão apresenta, ainda, diversas orientações estratégicas para a definição de políticas e medidas que visem uma nova complementaridade rural-urbano, mais sensível aos ensinamentos da história, aos requisitos ambientais e às expectativas e necessidades das populações residentes em cada uma dessas áreas.
Por outro lado, Teresa Barata Salgueiro e Aida Valadas de Lima dão-nos uma perspectiva do caso português. A primeira autora debruça-se, especialmente, sobre as relações entre o mundo rural e o mundo urbano no nosso país. Dá-nos um desenvolvimento, em perspectiva, dessas relações ao longo dos tempos, assim como uma perspectiva mais actual, definindo as novas formas de relacionamento entre estes dois mundos.
Quanto a Aida Valadas de Lima, esta