FALHAS EM UMA PE A METALICA
FALHAS EM UMA PEÇA METÁLICA
Acadêmicos: Valdete Junior, Paulo Victor, Raildo Junio.
Prof. : M.Sc. Fernando Antônio da S. Fernandes
Disciplina: Introdução a Ciência dos Materiais
Palmas, 26 de maio de 2015
FALHAS
INTRODUÇÃO
A falha de materiais de engenharia é quase sempre um evento indesejável por várias razões; estas incluem vidas humanas que são postas em risco, perdas econômicas e a interferência com a disponibilidade de produtos e serviços. Mesmo embora as causas de falhas e o comportamento de materiais possam ser conhecidos, prevenção de falhas é difícil de garantir.
Causas
As causas usuais são:
seleção e processamento impróprios de materiais e inadequado projeto do componente ou seu mau uso.
Ações do meio ambiente.
Qual a responsabilidade do engenheiro em relação as falhas dos materiais?
É
responsabilidade do engenheiro antecipar-se e planejar-se para possível falha e, na eventualidade da ocorrência da falha, investigar sua causa e a seguir tomar medidas preventivas apropriadas contra incidentes futuros.
Tipos de falhas
Fratura
Fluência
Fadiga
Fratura
Consiste na separação do material em 2 ou
mais partes devido à aplicação de uma carga estática à temperaturas relativamente baixas em relação ao ponto de fusão do material.
Qualquer processo de fratura envolve 2 etapas - formação da trinca e sua propagação - em resposta a uma tensão imposta. O modo de fratura depende grandemente do mecanismo de propagação. Tipos de Fratura
Dúctil: a deformação plástica continua até
uma redução na área para posterior ruptura.
Frágil: não ocorre deformação plástica,
requerendo menos energia que a fratura dúctil que consome energia para o movimento de discordâncias e imperfeições no material.
Mecanismo da fratura dúctil a- formação do pescoço b- formação de cavidades c- coalescimento das cavidades para promover uma trinca ou fissura d- formação e propagação da trinca em um ângulo de 45 graus em relação à tensão aplicada