Aterramento
PROFESSOR CLODOMIR CORADINI
CABEAMENTO
ATERRAMENTO
JADERSON SCHMITT
SÃO JOSÉ
2014
SUMÁRIO
1. O que é um aterramento elétrico?
2. Os objetivos do aterramento do sistema.
3. Por que se deve preferir os sistemas aterrados?
4. Funções básicas dos sistemas de aterramentos.
5. Alguns conceitos importantes sobre aterramento.
6. Ligação a terra.
7. Eletrodos de aterramento.
8. Aterramento e corrosão.
9. O aterramento e os diversos sistemas de proteção.
10. O aterramento único das instalações elétricas.
11. Bibliografia.
O que é um aterramento elétrico?
O termo aterramento se refere a terra propriamente dita ou a uma grande massa que se utiliza em seu lugar. Quando falamos que algo está “aterrado”, queremos dizer então que, pelo menos, um de seus elementos está propositalmente ligado a terra.
Em geral, os sistemas elétricos não precisam estar ligados à terra para funcionarem e, de fato, nem todos os sistemas elétricos são aterrados. Mas nos sistemas elétricos, quando designamos as tensões, geralmente, elas são referidas a terra. Dessa forma, a terra representa um ponto de referência (ou um ponto de potencial zero) ao qual todas as outras tensões são referidas. De faro, como um equipamento computadorizado se comunica com outros equipamentos, uma tensão de referência “zero”, é crítica para a sua operação apropriada.
A terra, portanto, é uma boa escolha como ponto de referência zero, uma vez que ela nos circunda em todos os lugares. Quando alguém está de pé em contato com a terra, seu corpo está aproximadamente no potencial da terra. Se a estrutura metálica de uma edificação esta aterrada, então todos os seus componentes metálicos estão aproximadamente no potencial da terra.
Os objetivos do aterramento do sistema.
Aterrar o sistema, ou seja, ligar intencionalmente um condutor fase ou, o que é mais comum, o neutro a terra, tem por objetivo controlar a tensão em