Biologia Celular
A Membrana Celular separa o meio intra do extracelular, é a principal responsável, pelo controle da penetração e saída substancias da célula devido, a sua fina espessura, a membrana não é visível ao microscópio óptico, só sendo vista no eletrônico.
A membrana plástica participa de numerosas funções celulares. É responsável pela manutenção da constância do meio intracelular, que por sua vez é diferente do meio extracelular. Para que as células cresçam e se multipliquem, é necessário, que as substancias adequedas sejam selecionadas e transferidas para dentro da célula e as substancias desnecessárias sejam impedidas de penetrar ou, eliminadas do citoplasma.
Membrana Plasmática
Definição:
A Membrana Plasmática circunda a célula, define seus limites mantendo as diferenças entre o citosol e o meio extracelular. No interior das células, as membranas de cada organelas, mantem as diferenças de cada uma das mesmas e o citosol.
Funções:
1. Manutenção da integridade da estrutura da célula.
2. Controle do movimento de substâncias para dentro e para fora da célula (permeabilidade seletiva).
3. Regulação das interações célula-célula.
4. Reconhecimento de células estranhas e de células alteradas, através de receptores e antígenos.
5. Atuação como interface entre o citoplasma e o meio externo.
6. Estabelecimento de sistemas de transporte para moléculas específicas.
7. Transdução de sinais extracelulares físicos e/ou químicos em eventos intracelulares.
Existência da Membrana
Foi descoberta por Bowman em 1840, enquanto estudava as células vegatais.
Composição Química Todas as membranas biológicas, incluindo a MP e as membranas internas das células Eucariontes, são compostas por moléculas de LIPÍDIOS e de PROTEÍNAS, mantidas juntas