intervenção local urbana
INTRODUÇÃO
Este trabalho consiste numa análise urbana local feita no bairro Joaquim Távora localizado no município de Fortaleza, CE, na Regional II e na Zona de Ocupação Preferencial 2 (ZOP 2), objetivando revitalizar a praça do mercado Joaquim Távora e readequar o mercado para melhor funcionamento, segurança e lazer para os habitantes do bairro. Baseado na observação, levantamento e coleta de dados onde foram realizados estudos abordando diversos aspectos, destes: históricos, geográficos, físicos, demográficos e socioeconômicos.
OBJETIVOS GERAIS
O objetivo geral deste trabalho é a revitalização da praça e do mercado Joaquim Távora. Além da readequação do mercado para melhor funcionamento, segurança e lazer para os habitantes do bairro.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
Reformar a praça e o mercado Joaquim Távora.
Oferecer um ambiente de convívio social e lazer para os moradores do bairro e demais pessoas.
Diminuir o índice de criminalidade no bairro.
HISTORICO DO BAIRRO
Joaquim do Nascimento Fernandes Távora nasceu em Jaguaribe, no ano de 1881. Seu irmão Juarez Távora participou dos movimentos rebeldes da década de 20 e teve destacada participação na vida política nacional após a Revolução de 1930.
Militar e engenheiro civil, Joaquim Távora frequentou a Escola Militar de Porto Alegre. Em 1922, comandava o 17 º Batalhão de Caçadores, sediado em Corumbá (MT), quando liderou a rebelião nesse estado, em solidariedade ao levante deflagrado no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro, contra o governo de Artur Bernardes, dando início ao ciclo de levantes tenentistas daquela década. Preso nessa ocasião, foi libertado em fevereiro do ano seguinte através de habeas-corpus concedido pelo Suprem o Tribunal Militar (STM) a todos os implicados no movimento de 1922. Em fins de 1923, após desertar do Exército, aderiu a uma nova conspiração contra o governo federal, articulada sob o comando do general Isidoro Dias Lopes. Viajou, então, pelos