Dimencionamento de proteção elétrica
Este trabalho apresenta todo o material necessário para ter conhecimento em segurança nas partes de instalações elétricas, envolvendo desde proteção ao manuseio de equipamentos/componentes elétricos, isolação, proteção com componentes protetores e segurança na elaboração e/ou manutenção dos mesmos.
Segue ao decorrer do desenvolvimento especificações e normas de segurança pessoal e segurança em dimensionamento de componentes especificando sua funcionalidade a partir de suas especificações e sua situação de utilização.
Consequentemente, é apresentado neste escrito informações sobre curtos-circuitos, fugas de correntes, perdas de energias e todos os prováveis tipos de empecilhos elétricos que se pode haver em instalações ou equipamentos elétricos.
Contêm também dados tabelados sobre tensão máxima de contato e tempo de exposição a corrente, informações sobre coques elétricos, suas reações e sua prevenção tanto em atitudes quanto com a ajuda de dispositivos de proteção e de segurança.
INTRODUÇÃO
Qualquer tipo de equipamento/componente ou instalação elétrica estão sujeitos a sofrer danos, acidentes ou falhas de qualquer natureza, sendo assim essencial a presença de sistemas de proteção e segurança adequados para menores impactos em relação ao transtorno elétrico.
Para que se possua em condições de proteção e segurança esses sistemas, é necessária a execução da instalação elétrica sobre vigor das normas e padrões impostos pelos órgãos competentes.
O Órgão de normalização brasileiro se denomina ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), o qual que por meio de Normas estabelecidas indicam com precisão os corretos procedimentos de montagem, de utilização e manuseio de instalações elétricas, desde a qualidade de seus componentes e a correta utilização conforme especificações, até sua correta montagem, instalação e isolação.
Isolação, Classe e Graus de Proteção
A Isolação de um equipamento elétrico é formada por materiais que isolam eletricamente o