falacias
Análise da Situação 1: Percebemos que Marcos ao defender a sua opinião usa uma falácia de apelo ao ridículo que é quando ridicularizamos um argumento com a intenção de invalidá-lo, fazendo ele perder credibilidade.
Situação 2: Dois alunos Antônio e Raquel da Faculdade Anhembi Morumbi discutiam o uso da Ritalina nas crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. Raquel defendendo o não uso do medicamento alegou – Hoje a Ritalina esta sendo prescrita de forma irracional, sendo que os médicos na grande maioria não têm um diagnóstico que realmente comprove a doença, e estudos mostram que o uso do remédio de forma desequilibrada traz um grande risco ao paciente.
Antônio de forma simples responde - Em minha opinião não tem problema nenhum, já que existem vários grupos como médicos e farmacêuticos que defendem tanto o uso da Ritalina, que leva a entender que não há problemática em prescrever esse medicamento.
Análise da Situação 2: Analisamos que Raquel usa dados para defender o seu argumento, dando primícias verdadeiras, sendo assim a conclusão também se torna correta. Já Antônio usa uma falácia de repetição nauseante onde é usado como defesa de uma inverdade o fato de ser repetida várias vezes, usando o argumento de que quanto mais se diz algo, mais correto está, afinal ele justifica sua opinião, pelo fato de médicos e farmacêuticos defenderem TANTO o uso da Ritalina.