Fahrenheit 451
Nome do autor: Ray Bradbury
Título da obra: Fahrenheit 451
Editor(a): Europa-América
Ano da Publicação: 2011
Número de páginas:193
Classificação da obra: Ficção científica
2. Elementos paratextuais
Na capa deste livro encontra-se o seu título, o nome do autor e o nome da editora. A capa contem um fundo preto, que simboliza a escuridão e ignorância em que as pessoas viviam, e a fogueira representa a queima de livros.
Na lombada estão representados apenas o título, o nome autor e a editora desta obra.
Na contracapa estão expostos um pequeno resumo dos momentos iniciais deste livro, de modo a conseguir a atenção do leitor, uma pequena bibliografia e uma imagem do autor e uma lista de outros títulos que Ray Bradbury produziu, e que foram lançados em Portugal pela editora Europa-América.
3. Informações sobre o autor
Ray Bradbury (1920-2012) é um proclamado escritor norte-americano, que já viu muitas das suas obras adaptadas ao cinema, rádio e televisão (como: Tomorrow Midnight, The Autumn People, Lights Out...). Graças a esta sua ligação com o mundo da sétima arte, Bradbury ganhou um emmy em 1994.
4. Apreciação do leitor
4.1. Na minha opinião existem vários aspetos relevantes nesta obra, como por exemplo o fato de os bombeiros em vez de apagarem fogos eles incendeiam livros, o que já deixa o leitor com curiosidade. Outro exemplo é que para as pessoas naquele tempo, os livros são completamente abomináveis, apenas dizem “tolices” e coisas sem sentido.
4.2. Eu penso que nesta história existe apenas um aspeto negativo, a morte de Beatty, porque na minha opinião a obra ficaria mais interessante se ele em vez de morrer ficasse apenas ferido.
5. Incentivo à leitura
a) É um livro com um tema não muito comum, o que o torna interessante;
b) Durante o livro acontecem algumas reviravoltas bastante interessantes;
c) Contêm personagens carismáticos.