Faesa
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I
PROFESSOR: RUI SOARES
4 - A EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO
A administração é uma atividade encontrada em empreendimentos, de qualquer espécie, de todos os povos, detodos os tempos. Na verdade os grandes lideres que a História registra foram administradores – administrandopaíses, coordenado explorações, dirigindo guerras, gerindo os esforços dos outros homens.Desde 1900 a administração tem evoluído à categoria de atividade central da nossa era, e é a economia uma forçapoderosa e inovadora de que as sociedades dependem para o seu desenvolvimento. A administração é, ao mesmotempo, fator determinante do processo econômico e modeladora da sociedade e do modo como são conduzidas aspessoas e as instituições.
A administração das civilizações antigas
As origens de alguns conceitos e práticas modernas de administração podem ser atribuídas a civilizações muitoantigas. Muitos governantes antigos usavam seus fieis servidores para executar seus desejos soberanos,conferindo a esses servidores a devida autoridade para atuar em nome do “chefe”. De modo coletivo, os fieisservidores se converteram então no conselho ou junta consultiva dos chefes. A medida que o poder e a reputaçãodesses conselheiros aumentava, alguns deles se tornavam lideres terrenos e espirituais do povo. Civilizaçõescomo: o Egito, A Babilônia, A China, Roma, Grécia, etc. Já manifestavam grande talento e capacidade paraadministrar.
As primeiras contribuições militares
Do domínio militar chegam numerosos exemplos do antigo pensamento administrativo. Na comparação daadministração de organizações com as máquinas de guerra apresentam várias semelhanças tais como:
•
Para o sucesso administrativo é essencial um plano coordenado, cuja a preparação requer o esforço coletivo ecoordenado de um staff.
•
Disciplina, delegação de autoridade (ou poder) e reconhecimento das diferenças entre pessoal de linha(pessoal de operação) e de staff