FACULDADES INTEGRADAS DE CARATINGA
Educação ambiental e ecologia, biodiversidade
Rodrigo Luciano de Souza
Madalena dias da Silva Bittecout
Sirlene aparecida de Jesus Miranda
Paulo Bernardino pinheiro da silva
Edvania de loudes oliveira
FIC – CARATINGA
2015
Introdução
Os temas abordados são de estrema importância, citam alguns conceitos, fatos e conclusões sobre a educação ambiental, ecologia e biodiversidade, que iram nus ajudar a entender melhor o meio em que vivemos e ajudando a conscientizar sobre certas atitudes.
Conceitos de Educação Ambiental
"Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade." Política Nacional de Educação Ambiental Lei nº 9795/1999, Art 1º.
Sobre a educação ambiental
Educação ambiental é uma novidade da educação, já praticada em alguns países, foi proposta em 1999 no Brasil, tem o objetivo de disseminar o conhecimento sobre o ambiente.
Sua principal função é conscientizar à preservação do meio ambiente e a utilização de forma sustentável dos recursos naturais. Pode ser incluída como uma disciplina.
É uma metodologia de análise que surge a partir do crescente interesse do ser humano em assuntos como o ambiente devido às grandes catástrofes naturais que têm assolado o mundo nas últimas décadas1 .
No Brasil, a Educação Ambiental assume uma perspectiva mais abrangente, não restringindo seu olhar à proteção e uso sustentável de recursos naturais, mas incorporando fortemente a proposta de construção de sociedades sustentáveis. Mais do que um segmento da
Educação, a Educação em sua complexidade e completude. Ela tenta superar a visão antropocêntrica, que fez com que o homem se sentisse sempre o centro de tudo esquecendo a importância da natureza, da qual é parte integrante.Desde