FACULDADE JOS AUGUSTO VIEIRA
CURSO DE BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
Credenciada pela portaria do MEC nº 3.014, de 23 de setembro de 2004.
MISSÃO: Formar profissionais comprometidos com o desenvolvimento cientifico, social e ético, visando uma sociedade mais justa e responsável
Disciplina: TCC I
Docente: Cândida Brito
Acadêmica: Geralda Nascimento
AVANÇOS E DESAFIOS NO PROCESSO DE RECUPERAÇÃO QUÍMICA: UM ESTUDO NA FAZENDA ESPERANÇA DE LAGARTO/SE
1 PROBLEMATIZAÇÃO
- Quais as dificuldades enfrentadas pelos jovens atendidos pela Fazenda Esperança no processo de recuperação do dependente químico?
- Quais os avanços pessoais e sociais dos jovens atendidos na Fazenda Esperança no processo de recuperação química?
- A Fazenda Esperança contribui no processo de recuperação do dependente químico?
- Qual o papel do assistente social na recuperação do dependente químico da Fazenda Esperança?
1.1 HIPÓTESES
Os jovens que buscam tratamento enfrentam desafios cotidianos no processo de recuperação da dependência química na Fazenda Esperança. A sociedade, ao isolar culturalmente o usuário de drogas, faz com que muitos destes não compartilhem da expectativa e desejo de abstinência com os profissionais de saúde e sequer procurem atendimento, pois não se sentem acolhidos em suas diferenças.
Dependente químico que conclui o tratamento na Fazenda Esperança obtém avanços na vida pessoal e social. A ausência de cuidados que atinge, de forma histórica e contínua, aqueles que sofrem de exclusão desigual pelos serviços de saúde, aponta para a necessidade da reversão de modelos assistenciais que não contemplem as reais necessidades de uma população, o que implica em disposição para atender igualmente ao direito de cada cidadão.
A Fazenda Esperança contribui no processo de recuperação e reinserção de dependentes químicos na vida familiar. Leva-se em consideração que muitas vezes em decorrência do vicio o paciente chega a um quadro que o convívio familiar e social torna-se impossível